Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Qualquer semelhança não é mera coincidência

Manhã ensolarada de março de 2010, 9h30m, dois amigos se encontram no interior de um ônibus urbano em João Pessoa:

- Olá, Fulano! Quanto tempo, cara!

- Diz Sicrano! Mermão, doido, muito tempo mesmo!

Sicrano, animado com aquele reencontro, puxa assunto.

- E aí, Fulano, você já se formou?

- Merrmão, ainda não, sabe comé né?

- Muitas greves, eu imagino...

- Nada, faz tempo que não tem greve, o lance é que não sou eu quem me navega, quem me navega é mar, hahahahaha.

Sicrano responde com protocolar sorriso amarelo.

- Sei, hehe.

- Você cursa o que mesmo? Pergunta Sicrano.

- Ciências Sociais.

- Hã? Serviço Social?

- Não doido, Ciências Sociais – responde Fulano com um tom impaciente.

- E Ciências Sociais trabalha com o que?

- Bicho, a categoria trabalho não responde mais às nossas inquietações, ta sacando?

Não, Sicrano não estava “sacando”. Porém, não desistiu de saber mais sobre o amigo e seu curso de graduação.

- E o que você estuda?

- Cara, a realidade, ta sacando? A realidade!

Sim, ele tinha alguma noção do que era a realidade e,aproveitando a presença de seu culto amigo, quis aprender um pouco mais.

- E o que você está achando aí desse tal de aquecimento global de que tanto se fala na televisão?

- Sicrano, véio, numa boa: tu acha que cientista social tem tempo de ficar vendo televisão?

Explicitamente frustrado com a resposta do amigo, Sicrano faz mais uma tentativa.

E a política esse ano, o que tu diz?

- Brother, eu não curto muito isso não. Acho muito limitador esse lance de esquerda e direita...é tudo ladrão mesmo, né não?

Silêncio sepulcral entre ambos. Sicrano percebia a dificuldade em conversar com seu amigo. Alguns minutos depois, não resiste e tenta, mais uma vez, elucidar sua dúvida.

- Fulano, mas Ciências Sociais é mesmo o que?

- Cara, não dá pra prender a realidade em conceitos, ta ligado?

-Mas, é que...

- Sicrano, massa te ver...vou descer na próxima parada, tô atrasado pra caramba, minha aula começou às 8h.