Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Silêncio de biblioteca

As bibliotecas erguem-se como oásis em nosso meio. Em um mundo tão rápido, e também por isso extremamente superficial, as bibliotecas são uma charmosa resistência às facilidades do mundo virtual. São um espaço para a calma, a leitura sem pressa, a reflexão...

O silêncio de biblioteca é muito caro, diria caríssimo, àqueles que apreciam a boa leitura, que gostam de pensar e escrever... A propósito, ler, pensar e escrever são costumes de "pessoas estranhas" ignoradas e incompreendidas porque preocupam-se em adquirir mais conhecimento, em não se contentar com as migalhas de formação e informação a elas oferecidas. Que coisa! Não deveriam contentar-se com o Jornal Nacional?

Pois é! As "pessoas estranhas" são aquelas que, às vezes, fazem "psiuuu" pedindo o seu silêncio. Os que amam o silêncio de biblioteca tremem de indignação aos se depararem com alguns exemplares da espécie humana que deveriam habitar em algum zoológico e são irresponsavelmente soltos de vez em quando. Refiro-me aos sem educação e "sem noção" que conversam alto nas bibliotecas, escutam músicas nas bibliotecas, fazem lanchinhos com detestáveis sacos plásticos barulhentos nas bibliotecas, ficam desrespeitosamente descontraídos e, aos risos, em numerosos grupos nas bibliotecas. Enfim, aqueles que acham que o espaço público é a extensão da sala de suas casas. Ou seria jaula? Essa confusão entre público e privado é o germe de toda corrupção. Então, se você faz barulho em biblioteca não reclame de político corrupto. Ambos, ele e você, não respeitam a finalidade da coisa pública.

Façamos um movimento radical em defesa do silêncio de biblioteca! Vivemos numa sociedade em que pensar dá preguiça, dá sono, dá vontade de ir ao banheiro... Somos treinados ao entretenimento alienante do futebol e da novela. Portanto, não deixemos que as bibliotecas virem shopping centers ruidosos! Que possamos fazer muito barulho! Que possamos gritar! Que possamos nos fazer ouvir, mas nas ruas! Viva ao silêncio de biblioteca!