Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

Atenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém

Dentro das regras do jogo de uma democracia que não é democrática nenhuma ou pouquíssimas mudanças podem ser operadas. A eleição de Barack Obama, em meio à maior crise do modo capitalista de produção desde 1929 indica ao mesmo tempo desgaste do liberalismo econômico e domesticação das tentativas de modificação, mesmo que nos moldes do capitalismo. Para os Republicanos aliados de Bush Obama é um socialista.

Pensando no lobby, atividade legal nos EUA, realizado pela indústria bélica junto à secretaria de defesa do governo estadunidense lembra-se do que canta Renato Russo em A canção do Senhor da Guerra: “a guerra gera emprego, aumenta a produção (...) sempre avança a tecnologia” de modo que, sempre a guerra é alternativas às crises econômicas.

Atualmente, o Império do Norte, mesmo que não tenha mais força para impor a pax americana encontra-se em empreendimento bélico no Médio Oriente contra o “terrorismo”, ensaia exercícios perto da Coréia contra atrevimentos “nucleares” e certamente pode voltar-se para a América Latina contra as “drogas”, mas sempre garantindo mercados, sem aspas. Afinal, alguém acha que os nossos recursos naturais, entre eles os hídricos, não seriam transformados também em mercadorias? Espero que os privatizadores do PSDB e seus sucursais do PV não nos governem para que tenhamos um tira teima.